Passo a Passo

FAQ – PERGUNTAS E RESPOSTAS FREQUENTES

1. Quem pode efetuar a inscrição?
Os estandes podem ser inscritos por empresas expositoras, montadoras de estandes, agências de promoção/eventos, agência de publicidade e empresas de projetos. Para a categoria ELEMENTOS, poderão se inscrever também empresas locadoras de móveis, equipamentos em geral, paisagismo e lighting designers, cujo elemento foi utilizado no estande/evento

2. Como efetuar minha inscrição?
As inscrições deverão ser efetuadas somente via on-line através do site www.estandesign.com.br. Não aceitaremos projetos inscritos manualmente/impresso.

3. Como proceder com minha(s) inscrição(ões)?
Primeiramente você deve se cadastrar no site, preenchendo corretamente todos os campos obrigatórios. Após o cadastro efetuado, você receberá um login e senha para acessar a área restrita do site onde poderá efetuar sua(s) inscrição(ões).

4. Quando eu for efetuar uma inscrição, tenho que concluí-la no ato da inscrição?
Não. Você terá acesso ao painel de controle com todas as inscrições efetuadas, inclusive poderá editá-las a qualquer momento até a data de encerramento das inscrições.

5. Minha empresa pode se inscrever com mais de um estande?
Sim, porém o máximo de inscrições permitidas por categoria são 02 (duas).

6. Gostaria de inscrever um projeto que não foi executado. É possível?
Não. Você só poderá se inscrever com projetos que foram executados.

7. Meu projeto foi executado em 2012. Posso inscrevê-lo?
Poderão participar do Prêmio EstanDesign 2013: estandes montados em feiras ou eventos do Brasil ou exterior, no período de 1° de janeiro de 2012 a 30 de setembro de 2013.

8. Até quando posso fazer minhas inscrições?
Seu(s) projeto(s) deverá(ão) ser inscritos até 30 de setembro de 2013 – data de encerramento

9. Como devo proceder com minha(s) inscrição(ões)?
Cada projeto (estande) inscrito deverá ser acompanhado de:
A) Ficha de inscrição preenchida corretamente.
B) Memorial descritivo do projeto fidelizado com o trabalho executado (PDF).
C) Mínimo de 03 (três) e máximo de 06 (seis) fotos na versão digital (JPG).
D) Planta baixa do estande na versão digital (PDF ou JPG).
E) Projeto 3D do estande na versão digital (PDF ou JPG).

10. Quais são os critérios de avaliação?
Arquitetura Promocional, Design, Comuniação Visual, Tecnologia, Inovação e Criatividade
. 

Para a menção honrosa – Estande Sustentável, serão observados além dos critérios acima, a presença de um ou mais dos seguintes aspectos:

1. MATERIAL CONSTRUTIVO: avaliação das características dos materiais e sistemas construtivos adotados na construção do estande. Aspectos avaliados:

• Desmontabilidade – potencial de desmonte e reaproveitamento do material em  outras montagens. 
• Reciclabilidade – potencial de reciclagem dos materiais e  seus resíduos.
• Uso de matéria prima reciclada – uso de material e componentes produzidos a partir de materiais reciclados. 
• Utilização de matéria prima renovável – uso de material natural renovável, como fibras vegetais e madeira*.
• * Madeira Certificada – apenas receberão pontuação para este item os estandes que comprovarem a origem da madeira utilizada (certificada FSC ou comprovado manejo sustentável de reflorestamento).

2. CONSUMO ENERGÉTICO: avaliação dos componentes de iluminação e da capacidade de aproveitamento da climatização disponibilizada pelo centro de exposições. Aspectos avaliados:

• Baixo consumo energético na iluminação – lâmpadas fluorescentes compactas, lâmpadas de baixo consumo, LED´s;
• Baixo consumo energético dos equipamentos – uso racional de aparelhos de condicionamento de ar (caso sejam realmente necessários) e uso de aparelhos certificados Procel nível A;
• Baixa emissão de calor – uso de lâmpadas frias que não contribuam para o desconforto térmico dos espaços e sobrecarreguem o sistema de condicionamento de ar central. 3. BOAS PRÁTICAS: Este critério avaliará boas práticas socioambientais adotadas pelo expositor, as quais, para serem pontuadas, deverão estar devidamente documentas. Práticas valorizadas:

• Neutralização de Carbono e respectiva documentação do plantio; 
• Participação em projeto socioambiental do qual expositor participa ou desenvolve;
• Material promocional e brindes úteis e fabricados a partir de resíduos ou materiais de origem renovável;
• Estação de coleta seletiva de resíduos presente no estande e destinação correta dos mesmos (destinação própria ou utilizando a infraestrutura do evento, caso o mesmo tenha gestão de resíduos correta)

11. Como é realizado o julgamento?
Toda inscrição será avaliado pelo júri, o qual deverá atribuir os quesitos supra-referidos notas de 0 a 5. A somatória das notas dará a pontuação final do participante e determinará sua classificação e resultado final.

 

CATEGORIAS

Os trabalhos poderão concorrer nas categorias abaixo relacionadas:
• Cenografia: Componentes visuais que constituem ambientes ou estandes montados para exposições, eventos, shows, desfiles de moda e entretenimento aliados a efeitos obtidos com a utilização de sonorização, iluminação, matéria-prima, interatividade; seja pela transição do cenário para um novo espaço ou pela incorporação de novas tecnologias.
• Elementos: Elementos inovadores, como displays, comuns e com movimento eletrônico, mobiliário (balcão, prateleiras, sofás, pufes, cadeiras, etc.), objetos decorativos, quiosques, lounges, salas de conferência, pisos, paredes e iluminação, podem fazer toda a diferença na ambientação do estande.
• Estande de Pequeno Porte: Box, Ponta de Ilha ou Ilha com até 50 m²
• Estande de Médio Porte: Box ou Ponta de Ilha de 51 a 150 m²
• Estande de Grande porte: Box ou Ponta de Ilha de 151 m² a 499 m²
• Mega estande: acima de 500 m²
• Ilha Médio Porte: Ilha de 51 m² a 150 m²
• Ilha Grande Porte: Ilha de 151 m² a 499 m²
• Estande Montado Fora do Pavilhão: Estandes com qualquer dimensão que foram montados em locais que não configuram pavilhão e/ou centro de convenções/exposições
• Estande Montado no Exterior: Estandes com qualquer dimensão que foram montados em feiras/eventos fora do Brasil
• Estande com Mezanino: Estandes com qualquer dimensão que utilizaram mezanino
• Autopromoção: Categoria exclusiva para montadoras de estandes que construíram estandes de Autopromoção no Brasil ou no exterior
• Estande Sustentável – Menção Honrosa: Estandes que reduzem o impacto negativo no meio ambiente, executados através de práticas sustentáveis com materiais recicláveis ou ecologicamente corretos e que demandam consumo de energia reduzido. Todos os estandes inscritos estarão automaticamente concorrendo nesta categoria. O corpo de jurados irá eleger o estande mais sustentável entre os inscritos e este receberá o prêmio de menção honrosa.
Legenda: Ilha = estande com quatro faces / Ponta de Ilha= estande com três faces / Box= Estande com uma face

 

FAÇA E NÃO FAÇA

Para aumentar suas chances de vencer, veja exemplos resumidos de projetos bem inscritos, incluindo lista de ajuda sobre “o que fazer” e “o que não fazer”.

Faça:

A) Forneça fotos de alta-qualidade e descrições de características raras, tal como uma sala de conferência sobre rodízios, exposições chamativas de produto, etc.
B) Mande fotos com qualidade de impressão — ao contrário de fotos para uso eletrônico. Assegure-se que sua exibição é bem iluminada, inclui fotos de “closes abertos” assim como imagens de detalhes, e procure fotografar o estande quando está vazio antes de receber o público.
C) Desenho do projeto final e uma planta baixa são fundamentais. A grande parte das suas imagens deve ser fotos reais.
D) Se possível, mostrar a correlação entre desafios e soluções. Por exemplo:
Desafio 1 : Unir duas ilhas divididas por um corredor.
A solução 1 : Utilização de elemento suspenso (lycra, perfil) para sugerir a conexão entre dois espaços de ilha.
E) Descreva, claramente, pontos importantes que ajudarão os jurados na compreensão das ações do projeto.
F) Inclua informação sobre resultados que demonstraram o êxito total do projeto. Um resultado digno de inclusão talvez seja: “Cliente declarou este projeto como o mais bem-sucedido em 27 anos de negócio. Planejado para apenas uma feira/evento, teve seu uso expandido quatro vezes, incluindo uma exposição européia”.

Não faça:

A) Não marque imagens digitais (fotos, desenhos, planta baixa) com o nome do projetista nem da montadora.
B) Não use Photoshop para adicionar pessoas nem objetos às fotos.
C) Não use Photoshop para dar efeitos, retirar pessoas nem objetos das fotos.
D) Não descreva ações de marketing que não tenham ligação com o projeto, tal como apresentações ao vivo, sorteios, etc.
E) Não declare o óbvio, tal como “A meta/desafio do estande era reunir contatos, atrair visitantes, fortalecer a marca da empresa, promover produtos, etc.” Geralmente, todas exposições tem estes objetivos. Se o projeto tem desafios diferentes deste, isso sim é relevante.
F) Não use jargões de marketing em seu resumo como:
”Nossa meta era reforçar a posição da empresa como líder e inovadora em seu mercado”. O que exatamente significa isso, em detalhes, é o que importa.
”O estande posicionou a empresa como um líder na indústria, e criou uma experiência memorável que expressou a nossa campanha de marketing”. Isso é o que quase todos os projetos almejam.
”A empresa XYZ é líder global no fornecimento de soluções de comunicação sem fio. Uma melhor apresentação é: “Empresa XYZ fabrica telefones celulares.”

EXEMPLO 1 
Descrição da empresa expositora: Fabricante de piso laminado para uso comercial e residencial.

Orçamento: R$480.000

Desafio do projeto:
Marcar forte presença na feira de forma que os visitantes identifiquem claramente a empresa.
Criar áreas para produtos bem definidas com mensagens estrategicamente distribuídas sobre a empresa, suas categorias de produto e seus produtos individuais.
Administrar fluxo de trânsito de forma eficiente.
Projetar áreas de demonstração, show-room e uma sala de conferência.

Soluções:
Projeto clean, com linhas leves e cores arrojadas para fortalecer imagem de liderança.
Criação de cenário tipo museu para alocação de produto com sinalização da especificação do produto e sua logotipia.

EXEMPLO 2Descrição da empresa expositora : Fabricante de jeans com foco no público jovem.

Orçamento: R$1,5 milhões

Metas do marketing: Embora a empresa seja líder na indústria de moda por 35 anos, a nova linha de calças jeans deve ser apresentada separadamente da marca mãe, fazendo apelo ao público mais jovem, mas ainda fazendo parte da estrutura superior de marca da empresa.

Desafio: Misturar marca “velha” com nova atitude.

Soluções: Materiais combinados de “retro” com projeto contemporâneo, mantendo a marcar original intacta, mas inserindo-a dentro de um ambiente jovem e inovador.

Materiais diversos usados, tal como madeira envelhecida de fazenda, ventiladores antigos e vidro arquitetônico, criando um ambiente convidativo e limpo.
Perfis de alumínio no entorno para dar apoio arquitetônico.
Painéis gráficos desproporcionais no exterior e por todo o espaço para oferecer coerência com a marca matriz.

Exposição de bandeira com a marca do estilista simulando um telhado gasto de metal, para promover apoio a todas as marcas.

Acesso restrito

Estandes concorrentes